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Curso fechado: destinado aos(às) magistrados(as), servidores(as) indicados(as) pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e Direção de Gestão de Pessoas (DIGEP)

 Período de realização: de 18 de junho a 01 de julho de 2024

 Carga horária: 8 horas 

 Para mais informações: Clique aqui

Modalidade: Presencial
Carga Horária: 10
Tags: Acolhimento. Suporte emocional. Situações emergenciais. Calamidade pública.
Conteúdo Programático:

 

  • Saúde mental.

    • Aspectos gerais.

  • Desregulação emocional e traumas.

    • Compreensão do trauma: definição, tipos (trauma físico, emocional, psicológico) e suas consequências.

    • Sintomas de desregulação emocional, como ansiedade, depressão, irritabilidade e mudanças de humor.

    • Abordagens terapêuticas para o tratamento de traumas e desregulação emocional.

  • Entendimento de vivências traumáticas.

    • Exploração das experiências traumáticas e seus efeitos na saúde mental e no funcionamento psicológico.

    • Identificação de gatilhos e memórias traumáticas e seu impacto nas emoções e comportamentos atuais.

    • Estratégias de enfrentamento específicas para lidar com lembranças traumáticas e reações emocionais associadas.

  • Resposta ao estresse e compreensão da crise emocional.

    • Mecanismos fisiológicos da resposta ao estresse, incluindo o papel do sistema nervoso autônomo e do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal.

    • Sinais e sintomas de uma crise emocional iminente e estratégias para reconhecê-la precocemente.

    • Fatores desencadeantes de crises emocionais e maneiras de minimizar seu impacto.

  • Reações emocionais.

    • Técnicas de regulação emocional para lidar com emoções intensas e desconfortáveis.

    • Estratégias de autocontrole emocional.

    • Identificação de gatilhos emocionais pessoais, como situações, pessoas ou memórias específicas que desencadeiam determinadas emoções.

    • Estratégias para reconhecer e lidar com gatilhos emocionais

    • Promoção da resiliência emocional para lidar com adversidades e desafios.

    • Desenvolvimento de estratégias para enfrentar situações estressantes.

    • Desenvolvimento da inteligência emocional, incluindo autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais.

  • Intervenção em Crise.

    • Estratégias de comunicação eficaz e empatia durante a intervenção em situações de crise.

    • Técnicas terapêuticas de curto prazo para ajudar indivíduos a lidarem com crises agudas.

  • Habilidades de enfrentamento em situações críticas.

    • Desenvolvimento de habilidades de enfrentamento adaptativas, como resolução de problemas, reestruturação cognitiva e aceitação.

    • Estratégias de regulação emocional.

    • Identificação e fortalecimento de recursos internos, como autoestima, autoeficácia e rede de apoio social.

  • Recursos internos e estratégias para enfrentamento de situações de estresse.

    • Exploração dos recursos internos de resiliência, como autoconfiança, resolução de problemas e flexibilidade cognitiva.

    • Desenvolvimento de estratégias para lidar com situações estressantes.

 

 

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